13 de dezembro de 2013

Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito



Na maioria das vezes nos preocupamos com a finalização, a estética de uma obra ou reforma e não nos damos conta de que a qualidade do assentamento de um revestimento está, diretamente, ligada à correta execução da base que o receberá. O contrapiso é o segredo por trás de um revestimento durável e de qualidade.
É costume pensar mais na estética  porque parte-se do princípio que os itens de infraestrutura sempre são bem feitos. Mas não é bem assim. Problemas na execução do contrapiso podem trazer surpresas desagradáveis como, desníveis e alturas erradas de portas e tomadas.

A idéia não é você sair por aí querendo, você mesmo, fazer o contrapiso, mas um pouco de informação vai ajudar a entender o porquê de certas dificuldades ou restrições quando se está reformando, para não ter dúvidas e para não brigar  com o profissional que está executando o trabalho, reclamando de falhas que podem ter sua origem na infraestrutura.
   Para começar é bom saber para que serve o contrapiso. As funções mais importantes são:
- Corrigir pequenos desníveis na laje
- Integrar sistemas de impermeabilização
- Complementar sistemas de isolamento
- Suportar atuação de cargas sem apresentar quebraduras
- Embutir tubulações elétricas e hidráulicas
- Oferecer os caimentos necessários para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas externas e, claro, servir de base para os revestimentos de piso.



O processo todo se incia na construção. No correto tratamento do solo, com o batimento uniforme da terra e posterior cobertura de pedras e brita em uma espessura variando entre três e quatro centimetros. Sobre esta camada espalha-se uma massa de cinco a sete  centimetros de concreto nivelado procurando deixar o mínimo possível de irregularidades ou ondulações.
  
 No caso de apartamento ou segundo piso de sobrados, estes cuidados podem ser dispensados uma vez que o piso é assentado diretamente na laje de concreto. Porém esta deve estar limpa, seca e nivelada.
   Antes de construir ou reformar o ideal é saber, com antecedência, quais revestimentos de piso serão utilizados para que as espessurase o nível do contrapiso sejam adequados para recebê-los, principalmente no caso de mistura de materiais. Com este pequeno cuidado você evita o transtorno de ter que quebrar o chão para deixá-lo na altura correta. Atenção, também, para opções como cimento queimado e granilite pois eles são muito sensíveis a trincas e não comportam a passagem de conduites.   





Veja também